sábado, 27 de outubro de 2012

Alunos da Unipampa e pessoal do COOADESP fazendo um som




     No Sábado 27 de outubro, houve a realização de mais uma oficina do Projeto de Extensão Audiovisual da Unipampa Campus Jaguarão. Dessa vez foi a de Construção de instrumentos musicais com material reciclado. Ministrado pelo músico Marcião C4 e com parceria da Cooperativa de Catadores de Jaguarão, a COOADESP, a oficina integrou alunos, membros da cooperativa e comunidade numa manhã bem iluminada e criativa.
       
        A oficina começou com a exposição de instrumentos musicais produzidos com sementes, tubos de PVC, cabaças, bambus, garrafas PET, tampas de garrafas de refrigerante, potes de iogurte, fio de telefone, canos de ferro entre outros. Os intrumentos produzidos foram flautas, Kalimbas, e instrumentos de percussão como caxixi, pau-de-chuva, cuica, agogô, reco-reco entre outros. Todos eles construídos pelo próprio oficineiro. 
     
     Marcião C4 frisou a importância de trabalhar com a construção de instrumentos musicais com material reciclado nas escolas, pois assim  há desenvolvimento da criatividade e desperta o valor para a seleção de resíduos. Além disso, atenta para o gosto pela música, facilitando o acesso a instrumentos. Por sua vez, o trabalho com música, segundo o oficineiro, ajuda no espírito de grupo, e provoca a sensibilidade para outras habilidades. Marcião falou de sua concepção sobre musicalização, dizendo que ela não vem do som ou contato com instrumento, mas sim, parte do processo de construção do instrumento.

         Foi construído uma cuíca em lata de bala (comumente vendida nos freeshops do Uruguai) pelo oficineiro e depois ele ensinou a todos a construir o Pet Som, instrumento feito com garrafas PET. Boa parte das garrafas utilizadas na oficina foram trazidas pelos membros da COOADESP.

       Ao final, houve a experimentação de criação de trilha sonora para duas sequências de imagem, e após uma música criada e tocada por todos com o Pet Som.

Exposição dos instrumentos construídos por Marcião C4

Marcião C4

Conhecendo os instrumentos


Marcião C4

2 comentários:

  1. Massa pra caramba! O Marcião manja tudo desse lance! Baita empreitada de vocês, caras! =)

    ResponderExcluir
  2. Valeu Régis. Foi muito boa a oficina. Quero ver se conseguimos replicar essa oficina pelas escolas de Jaguarão!

    Pior que ficou todo mundo perguntando quando o Marcião ia voltar.

    ResponderExcluir