domingo, 21 de outubro de 2012

Inconsciente coletivo e a criação em vídeo



No sábado, 20 de outubro,  tivemos uma ótima oficina de vídeo. O Prof. Claudio Tarouco de Azevedo deu informações sobre o surrealismo, comentando rapidamente sobre as intenções do movimento através de imagens de obras.  Como passo prático inicial na escrita surrealista realizamos, logo no início, prática de escrita. Fizemos um poema todos juntos. Para tanto, utilizamo técnica em que é passada uma folha e uma pessoa escreve uma ideia em uma uma linha e deixa a última palavra na linha seguinte. Antes de entregar a folha para o próximo colega a folha é dobrada escondendo a primeira linha, desta forma, a pessoa que continua tem apenas uma palavra para seguir a ideia e faz o mesmo antes de passar ao próximo. Essa técnica é chamada de Cadáver exquisito em espanhol, e por isso o nome da oficina Vídeo exquisito.
Logo depois, o Prof. Claudio passou dicas básicas de planos, movimentos e ângulos de câmera. A partir disso, passamos para a ação.
Os alunos foram divididos em dois grupos. Uma pessoa de cada grupo saía de aula com o professor e fazia imagem de 10 segundos e depois comunicava ao próximo integrante do grupo apenas duas palavras, uma com a ideia principal da imagem realizada e outra com um procedimento de câmera usado na gravação; a outra pessoa devia partir daí para criar a sua imagem. Tudo que acontecia lá fora era segredo para quem esperava na sala (como dobrar a frase no papel no exercício de escrita). Inclusive quando a pessoa voltava, não podia falar aos outros o que fez.
Ao final, tivemos dois vídeos feitos de partes independentes, mas para a surpresa, conseguimos perceber que os vídeos formavam uma narrativa. Inclusive, um vídeo com o outro. Inconsciente coletivo.
Agradecemos ao Prof. Cláudio Tarouco de Azevedo a visita e a dedicação na oficina, bem como ple oficina de edição em vídeo para os bolsistas do audiovisual e a participação no Balbúrdia Animal humano. Agradecemos também a todos os presentes pela participação interessada e criatividade.
Em breve os vídeos serão postados aqui.






Prof. Claudio participando do Balbúrdia

Devir-animal, curta de Claudio Tarouco de Azevedo exibido no Balbúrdia Animal humano

Um comentário: